Líderes de Argélia e Irã se reúnem e ampliam relações bilaterais

Argel, 20 out (EFE).- O primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, se reuniu hoje com o vice-presidente do Irã, Hossein Dehgan, que se encontra em visita oficial de três dias à Argélia, em um novo passo rumo à intensificação das relações bilaterais entre ambos os países.

EFE |

O vice iraniano foi recebido também pelo presidente do Senado argelino, Abdelkader Bensalah, com quem discutiu o "fortalecimento das privilegiadas relações bilaterais, especialmente no plano político", segundo um comunicado da Câmara Alta.

Após o encontro, ambos destacaram a necessidade de ampliar para os campos econômico e comercial as boas relações políticas entre Argélia e Irã.

A visita a Argel do vice-presidente iraniano é mais um passo na melhora das relações entre ambos os países, restabelecidas a partir de 2000, após um longo período de distanciamento.

No início da década de 90, as autoridades argelinas acusaram o regime iraniano de apoiar abertamente a Frente Islâmica de Salvação (FIS).

A FIS, que tinha vencido o primeiro turno das eleições legislativas no país, foi considerada ilegal no começo do enfrentamento civil desencadeado após a anulação do pleito em 1991.

Após sua chegada à Presidência do país em 1999, Abdelaziz Bouteflika, se empenhou a fundo em normalizar as relações e se reuniu com o ex-presidente iraniano, Mohamed Khatami, em setembro de 2000 durante a Assembléia Geral das Nações Unidas.

O atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, também fez uma visita de Estado à Argélia em agosto de 2007. EFE sk/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG