Ainda não houve consenso na Cúpula sobre temas polêmicos como a inclusão de Cuba e a reclamação argentina sobre as Malvinas

Os chefes de Estado e de Governo da 6ª Cúpula das Américas retomaram neste domingo os debates a portas fechadas, tiraram a foto oficial e passarão para um encontro em particular, informou a organização.

Leia também : Legalizar drogas agravaria violência na América Latina, diz Obama

"Os presidentes retomaram o plenário de ontem (sábado) porque não foram completadas todas as intervenções", afirmou à AFP uma fonte da organização.

Um total de 31 presidentes americanos, incluindo Barack Obama, debateu no sábado a portas fechadas sobre controvertidos assuntos, como a inclusão de Cuba nas próximas Cúpulas das Américas, a reclamação argentina sobre as ilhas Malvinas e novos enfoques para a luta antidrogas.

As delegações de Peru e Bolívia informaram que não havia se chegado a um consenso sobre os assuntos de Cuba e Malvinas.

Depois do plenário, os líderes americanos tiraram a foto oficial e posteriormente se reunião de novo em particular, desta vez sem a presença de outros funcionários até as 14h30 de Brasília, de acordo como programa oficial.

Por fim, será realizada a assinatura da declaração da 6ª Cúpula das Américas e às 15h será feita a coletiva de imprensa.

Líderes posam para foto oficial da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena, na Colômbia
AFP
Líderes posam para foto oficial da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena, na Colômbia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.