Líderes da UE iniciam reunião com Obama

Praga, 5 abr (EFE).- Os líderes da União Europeia (UE) iniciaram hoje, por volta das 7h30 de Brasília, uma cúpula informal com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual pretendem colocar as bases de uma nova relação bilateral, para alcançar acordos no âmbito econômico, ambiental, energético e de política externa.

EFE |

Os chefes de Estado e de Governo da UE, assim como o líder americano, foram recebidos na chegada ao centro de congressos de Praga pelo primeiro-ministro tcheco, Mirek Topolanek, que atua como anfitrião, e por seu ministro de Exteriores, Karel Schwarzenberg.

O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, chegou acompanhado de seu ministro de Exteriores, Miguel Ángel Moratinos.

Zapatero, que manterá depois com Obama o primeiro encontro bilateral entre eles, foi eleito, junto com outros três líderes europeus, para apresentar os temas de discussão da sessão.

O encontro, que durará cerca de duas horas e meia, se centrará em três áreas principais: economia, meio ambiente e segurança energética, e política externa.

Zapatero será o encarregado de expor a Obama, durante cerca de cinco minutos, as prioridades da UE em política externa e, assim, falará sobre a situação no arco regional que vai do Mar Mediterrâneo ao Cáspio, que inclui Oriente Médio, Irã e também Afeganistão.

As questões econômicas serão esboçadas pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, que resumirá os resultados da reunião do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) em Londres.

Os representantes da Estônia e da Suécia, o próximo país a presidir a UE, ficaram responsáveis por apresentar os objetivos do bloco europeu em matéria de luta contra a mudança climática e segurança energética.

Ao final do encontro, o presidente americano comparecerá diante de um grupo de jornalistas, antes de viajar à Turquia, onde deve visitar Ancara e Istambul. EFE epn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG