Líderes da UE iniciam cúpula que discutirá soluções para crise financeira

Bruxelas, 15 out (EFE).- Os chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE) iniciaram hoje uma cúpula de dois dias com foco na crise financeira e na coordenação das medidas para devolver a estabilidade aos mercados.

EFE |

A cúpula debaterá também propostas sobre uma reforma do sistema financeiro internacional a médio e longo prazo, e continuam os objetivos que a UE determinou para lutar contra a mudança climática.

Entre as idéias que serão debatidas, estão a criação de uma célula de alerta para a gestão de crise financeira e uma maior coordenação em nível europeu sobre a supervisão do sistema financeiro.

Nesta reunião, o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, explicará aos outros líderes que ainda é cedo para propor uma saída ao "não" de seu país ao Tratado de Lisboa, por isso a proposta de soluções seve ser adiada para dezembro.

A cúpula aprovará formalmente o Pacto Europeu de Imigração e Asilo, que tenta aprofundar na política comum de imigração, através de uma regulação muito estrita sobre a chegada de pessoas de países de fora do bloco. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG