Líderes da UE e Obama debaterão crise e mudança climática em cúpula

Bruxelas, 5 mar (EFE).- A cúpula que reunirá os líderes da União Europeia (UE) e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 5 de abril em Praga terá como temas principais a crise financeira, questões de segurança, energia e mudança climática.

EFE |

A Presidência da União Europeia, desempenhada neste semestre pela República Tcheca, informou que "os máximos representantes" dos 27 países-membros da UE foram convidados ao evento.

A reunião será realizada imediatamente depois da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que englobe os países mais ricos e principais emergentes), prevista para 2 de abril em Londres.

Além disso, o encontro ocorrerá após a reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que será realizada em Estrasburgo, França, e Kehl, Alemanha, em 4 de abril.

De acordo com um comunicado, a reunião de Praga servirá para abordar "questões relacionadas com a arquitetura financeira global e as consequências da crise, assim como a segurança transatlântica e a cooperação militar".

O encontro também deve gerar "um debate sobre outros assuntos de política externa e de energia e clima", esta última questão visando à conferência da ONU sobre mudança climática em Copenhague no final do ano.

No dia 4, o presidente da UE, o tcheco Mirek Topolánek, se reunirá pela primeira vez com o líder americano, conclui a nota. EFE jms/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG