Líderes da América do Sul felicitam presidente eleito do Paraguai

Assunção, 21 abr (EFE).- Os presidentes da Argentina, Bolívia, Chile, Venezuela e Uruguai entraram em contato na noite passada com o ex-bispo paraguaio Fernando Lugo para felicitá-lo por sua vitória nas eleições presidenciais deste domingo, afirmou hoje o presidente eleito.

EFE |

Lugo, de 56 anos, acabou com 61 anos de hegemonia no poder do Partido Colorado, ao obter 40,82% dos votos, frente aos 30,72% da governista Blanca Ovelar e dos 21,98% do general reformado Lino Oviedo.

Em declarações à televisão nacional, Lugo disse que recebeu as felicitações dos presidentes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; do Chile, Michelle Bachelet; da Venezuela, Hugo Chávez; e do Uruguai, Tabaré Vázquez.

Afirmou que Cristina telefonou para ele do Equador, onde a governante argentina está em visita oficial, e que brincou com Chávez sobre as vinculações atribuídas pelo chefe de Estado, Nicanor Duarte, com próximos ao líder venezuelano.

Na reta final da campanha eleitoral e em entrevista a um canal de televisão venezuelano, Duarte advertiu a Chávez que "não meta o nariz" no Paraguai, mas, em declarações posteriores, disse que não se referiu a uma "ingerência". EFE lb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG