Líderes chineses felicitam cidadãos pelo Ano Novo Lunar

Pequim, 13 fev (EFE).- Os máximos líderes chineses liderados pelo presidente, Hu Jintao, desejaram uma feliz Festa de Primavera aos cidadãos de seu país durante a celebração no Grande Palácio do Povo perante a entrada esta noite do Ano Novo Lunar, na qual destacaram as conquistas conseguidas em 2009.

EFE |

Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), do qual é secretário-geral, e do Conselho de Estado (Executivo), Hu felicitou também todos os amigos da China no mundo, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, pronunciou um discurso.

Segundo Wen, o ano que terminou foi "extraordinário para a ascensão da China", pois, apesar da crise financeira global, as medidas adotadas pelo Governo conseguiram reverter a tendência econômica mundial e situar o país na liderança da recuperação.

O primeiro-ministro afirmou que a celebração do 60º aniversário do regime comunista chinês em 2009 aumentou também a autoconfiança e orgulho nacional, fortalecendo a coesão dos chineses e impulsionando o prestígio e a influência internacional do país.

"Ganhar não é difícil, mas continuar ganhando é muito difícil", destacou, acrescentando que a persistência é básica na vitória e que se em 2010 a China enfrenta uma situação mais complicada, interna e externamente, é necessário manter a mente clara e o sentido de não ficar atrás.

Também participaram da tradicional reunião festiva, o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Wu Bangguo, e o da Comissão Consultiva Política do povo da China, principal órgão consultor, Jia Qinglin, assim como os supostos sucessores da máxima liderança, Xin Jinping, Li Keqiang, e outros dirigentes.

O Ano Novo Chinês ou Lunar, conhecido também como Festa da Primavera, é a festa mais importante do calendário chinês e dará entrada esta noite a outro signo do zodíaco, o do Tigre. EFE pc/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG