Líderes caribenhos chegam a Cuba para cúpula da Caricom

Santiago de Cuba (Cuba), 7 dez (EFE).- Dirigentes caribenhos que participarão da 3ª Cúpula Cuba-Comunidade do Caribe (Caricom) chegaram hoje à cidade de Santiago de Cuba, sede da reunião que acontecerá nesta segunda-feira, presidida pelo chefe de Estado cubano, Raúl Castro.

EFE |

Os líderes começaram a chegar ainda de manhã ao aeroporto internacional de Santiago, onde foram recebidos pelo máximo representante do Partido Comunista nessa província, Misael Enamorado, e pelo vice-chanceler cubano Alejandro González.

O presidente do Haiti, René Préval, foi um dos últimos a chegar, enquanto os especialistas e chanceleres dos países participantes se reuniam para preparar os documentos da cúpula.

O programa dos líderes caribenhos prevê para hoje uma visita ao cemitério de Santa Ifigenia, onde depositarão flores no túmulo do cubano José Martí, e tirarão a foto oficial dos líderes.

Mais tarde, será realizado o jantar de boas-vindas às delegações oferecido pelo anfitrião Raúl Castro.

A reunião de líderes começará nesta segunda-feira com uma agenda que inclui um debate sobre a crise financeira, energética, alimentícia e meio ambiental e seu impacto nos países da região.

Além disso, devem ser repassados os temas de cooperação entre Cuba e Caricom, e intercambiar critérios sobre a próxima cúpula da América Latina e do Caribe sobre integração e desenvolvimento, que acontecerá no Brasil nos dias 16 e 17 de dezembro.

A Caricom é formado por Antígua, Bahamas, Barbados, o Belize, Dominica, Haiti, Granada, Guiana, Jamaica, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Suriname e Trinidad e Tobago.

EFE arj/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG