uma inspiração para gerações - Mundo - iG" /

Líderes alemães felicitam Mandela, uma inspiração para gerações

Berlim, 18 jul (EFE).- O presidente alemão, Horst Köhler, e a chanceler alemã, Angela Merkel, felicitaram hoje o líder africano Nelson Mandela por ocasião de seus 90 anos, e o qualificaram de modelo de compromisso pela reconciliação no mundo todo e inspiração para gerações inteiras.

EFE |

Como "homem da reconciliação na África do Sul", Mandela deu esperanças no mundo todo sobre o caminho a seguir para superar as cisões do passado, afirma Köhler na edição de hoje do jornal "Frankfurter Rundschau".

Merkel enviou um telegrama de felicitação no qual descreve Mandela como inspiração "para gerações inteiras de pessoas no mundo todo".

"Como poucas pessoas, o senhor simboliza a liberdade, a justiça e a reconciliação", disse a chanceler em sua mensagem.

O presidente alemão lembra que, para o líder africano, o termo "reconciliação" vai além das palavras, como mostrou com a institucionalização da Comissão para a Verdade e Reconciliação em seu país.

Mandela é, além de um modelo, o "compasso" que marca o caminho diante da difícil situação da África do Sul, afirma Köhler.

Com sua decisão de se retirar da política em 1999, Mandela demonstrou também que, na democracia, não existe o poder vitalício, diz o presidente. EFE gc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG