fim das ameaças - Mundo - iG" /

Líder supremo iraniano vincula sucesso do diálogo ao fim das ameaças

Teerã, 16 jul (EFE).- O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, condicionou hoje o sucesso da negociação com os representantes de países que buscam solucionar a disputa pelo programa nuclear iraniano ao fim das ameaças contra a República Islâmica.

EFE |

Khamenei, citado pela agência "Fars", ameaçou os Estados Unidos e Israel com "uma resposta muito dura" se atacarem as instalações atômicas iranianas, e considerou como "linha vermelha" o acesso do Irã à tecnologia nuclear.

Além disso, advertiu que Teerã "perseguirá o (presidente dos Estados Unidos, George W.) Bush, se ordenar um ataque contra o Irã, esteja ou não no poder".

"Se os americanos e os sionistas cometerem qualquer estupidez contra o Irã, devem saber que nosso povo cortará suas mãos", disse o líder máximo iraniano.

Khamenei expressou esta postura antes da reunião do próximo fim de semana, em Genebra, entre o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, e o principal negociador iraniano em matéria nuclear, Saeed Jalili.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ressaltou nesta terça-feira que Solana e Jalili negociarão sobre os "pontos comuns" das propostas de Teerã e do grupo formado por EUA, França, Reino Unido, Rússia e China, além da Alemanha, para resolver o conflito com o Irã.

Também falarão sobre "o marco, o calendário e quem participará do diálogo".

"As negociações terão êxito se ocorrerem em um ambiente de calma, longe das ameaças (...). Os europeus devem saber que o povo iraniano não aceita as ameaças e não renuncia a seus direitos diante de qualquer tentativa de atemorizá-lo", disse o líder supremo iraniano.

"A postura e as linhas vermelhas iranianas estão bem claras, e se (os países ocidentais) quiserem negociar, não devem ir às negociações no meio das ameaças contra nosso povo", disse. EFE msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG