Líder religioso do Irã diz que não vê mudanças em política dos EUA

O mais importante líder religioso do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse neste sábado que não vê mudança na atitude dos Estados Unidos para com seu país. Mas ele afirmou também que o Irã está disposto a mudar se o presidente americano Barack Obama alterar sua posição.

BBC Brasil |

Na quinta-feira, Obama havia oferecido um "novo começo" nas relações com o Irã em uma mensagem de vídeo para a população e os líderes iranianos.

As relações entre os dois países estão tensas por causa das atividades nucleares do Irã.

"Nós não temos experiência com o novo governo americano e o novo presidente. Nós observaremos e julgaremos", disse o aiatolá em um discurso ao vivo na televisão iraniana.

"Se você mudar sua atitude, nós mudaremos nossa atitude."
Ele disse, no entanto que o Irã ainda não viu nenhuma mudança.

"Nós não enxergamos nenhuma mudança. Qual a mudança em sua política?", perguntou Khamenei.

"Você removeu sanções? Você parou de apoiar o regime sionista? Diga-nos o que você mudou. Mudança apenas nas palavras não é suficiente."

As palavras de Khamenei seguem a linha das declarações de um conselheiro do presidente Mahmoud Ahmadinejad, que disse na sexta-feira que o governo americano precisa rever seu apoio a Israel e acabar com as sanções contra o Irã.

A oferta de Obama de um novo começo foi feita em um comunicado de vídeo para marcar o ano novo iraniano.

Na mensagem, Obama disse que está buscando uma relação com o Irã "honesta e baseada no respeito mútuo".

"Minha administração está agora comprometida com uma diplomacia que lide com a gama completa de questões diante de nós", disse.

O comunicado foi distribuído para canais de notícias iranianos com legendas em farsi, e colocado no site da Casa Branca.

A atitude de Obama foi vista como uma mudança dramática das políticas da administração de George W. Bush, que descrevia o Irã como parte do "eixo do mal".

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG