Líder opositor viaja pela África para pedir intervenção regional no Zimbábue

O líder da oposição no Zimbábue, Morgan Tsvangirai, anunciou nesta quarta-feira a uma rádio sul-africana que está em uma viagem regional para convencer os dirigentes da África austral a intervir para evitar o caos em seu país.

AFP |

"Neste momento estou em Botsuana, onde me reuni com o presidente (Ian) Khama para falar sobre a situação", declarou em entrevista à rádio pública sul-africana SAFM.

"Vou a outros países da região para destacar que (a região) não precisa de um caos político".

O presidente do Movimento pela Mudança Democrática (MDC) visitou a África do Sul na segunda-feira, onde se encontrou com o líder do partido que governa o país, a ANC, Jacob Zuma, e com um membro do gabinete.

Sem esperar os resultados oficiais da eleição presidencial de 29 de março, Tsvangirai reivindicou a vitória, alegando ter recebido mais da metade dos votos, frente ao presidente Robert Mugabe, de 84 anos e que está no poder desde 1980.

A Comissão Eleitoral não divulgou até o momento nenhum resultado parcial da votação. A oposição apresentou um recurso judicial para obrigar a comissão a anunciar os números.

bur-chp/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG