Líder opositor do Zimbábue se reúne com presidente sul-africano

Johanesburgo, 11 abr (EFE).- O líder opositor do Zimbábue Morgan Tsvangirai se reuniu ontem com o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, dentro dos contatos regionais que mantém para forçar a difusão dos resultados das últimas eleições, confirmaram hoje fontes de seu partido.

EFE |

O porta-voz do escritório regional do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Nqobizitha Mlilo, afirmou à agência Efe que a reunião aconteceu em Pretória no final da tarde de ontem, mas evitou dar detalhes sobre a entrevista.

Mlilo disse que nas próximas horas o partido divulgará os resultados da reunião.

O encontro não foi confirmado pelo Governo de Pretória. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Ronnie Mamoepa afirmou à Agência Efe que mais para a frente a Presidência comentará esta questão.

Mbeki é considerado o governante de maior peso diplomático no sul do continente e o que mais pressão pode exercer sobre o presidente zimbabuano, Robert Mugabe, no poder desde 1980.

O Zimbábue vive em inquietação há cerca de duas semanas, pois a Comissão Eleitoral não divulgou os resultados das eleições presidenciais de 29 de março, que o MDC afirma ter vencido.

O partido de Mugabe, Zanu-PF, pediu que não sejam divulgadas os resultados até que seja realizada a apuração geral dos votos. A oposição recorreu aos tribunais e a expectativa é que na segunda-feira haja uma decisão judicial sobre o assunto. EFE ag/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG