Líder norte-coreano tem câncer de pâncreas, segundo TV da Coreia do Sul

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, sofre de câncer de pâncreas, segundo informou neste domingo (12) a rede de televisão sul-coreana YTN, no meio das especulações sobre o enfraquecimento da saúde do dirigente comunista.

EFE |

Segundo fontes de espionagem da Coreia do Sul e da China citadas pela televisão sul-coreana, Kim, de 67 anos, foi diagnosticado com um câncer de pâncreas, em agosto do ano passado, ao mesmo tempo em que, segundo os serviços de inteligência americanos e sul-coreanos, o líder sofreu um suposto derrame cerebral.

Tempo de vida

Reuters
O líder Kim Jong-il, da Coreia.
Segundo a rede de televisão, fontes de saúde de Pequim disseram então ao líder norte-coreano que lhe restavam menos de cinco anos de vida, no máximo, inclusive no caso de Kim ser operado.

Até agora Kim sofria de diabetes e tinha problemas de coração. Há duas semanas o Ministério da Defesa sul-coreano disse que Kim Jong-il piorou após ter sofrido o derrame cerebral.

Nas imagens publicadas recentemente se vê o líder norte-coreano visivelmente mais magro e com menos cabelo.

Além disso, Kim Jong-il apareceu recentemente com chinelos, em vez dos saltos que costumava utilizar, a fim de facilitar seus movimentos.

Devido a esta mudança de calçado, e ao aspecto de maior fraqueza do líder, de acordo com as últimas imagens publicadas, os meios de comunicação chineses disseram que a saúde de Kim parece estar se deteriorando.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coreiacoréia do nortecoréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG