O líder norte-coreano Kim Jong-Il sofre de um grave problema do pâncreas, anunciou nesta sexta-feira o canal de televisão japonês, citando uma fonte da inteligência sul-coreana.

O estado de saúde do dirigente de 67 anos foi alvo de inúmeras especulações desde que aparentemente sofreu uma crise de apoplexia, em agosto de 2008.

O canal TBS indicou que Kim está informado de seu estado e que está recebendo tratamento desde que recebeu a primeira reunião do novo Parlamento, em abril, quando foi mostrado em um vídeo estatal pela primeira vez desde agosto passado. Nesse vídeo, parecia ter perdido peso.

Na quarta, Kim Jong-Il fez uma rara aparição na televisão para homenagear o falecido pai, Kim Il-Sung, em uma cerimônia nacional por ocasião do 15º aniversário de sua morte.

O aniversário da morte de Kim Il-Sung aconteceu em um clima de forte tensão internacional em consequência do teste nuclear norte-coreano de mayo e os disparos de vários mísseis.

A comunidade internacional acredita que o debilitado líder norte-coreano tenta demonstrar sua força com os testes para reforçar sua autoridade e garantir a sucessão para o filho mais novo, Kim Jong-Un.

sm/cn/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.