Líder norte-coreano faz primeira aparição pública desde doença

SEUL - O líder norte-coreano Kim Jong-il fez sua primeira aparição pública em um grande evento estatal desde que supostamente sofreu um acidente vascular cerebral no ano passado, ao participar de um encontro anual do parlamento do país na quinta-feira. A TV estatal da Coreia do Norte mostrou Kim presente à sessão.

Reuters |

O parlamento recém-empossado norte-coreano havia anteriormente renovado o mandato de Kim no posto de líder supremo militar, marcando seu regresso aos holofotes no momento em que o país comemora um "triunfal lançamento de satélite" no fim de semana -- que outros países dizem ser um teste de míssil disfarçado.

AP
Kim Jong-il fez sua primeira aparição pública desde suposto AVC
Kim Jong-il fez sua primeira aparição pública desde suposto AVC

Kim, 67 anos, vinha se ausentando de grandes eventos públicos após o suposto acidente vascular cerebral, o que levantou questões sobre sua continuidade no poder na empobrecida dinastia comunista -- e também sobre se alguém estaria à espera nos bastidores para sucedê-lo.

Reeleito líder militar

A Coreia do Norte reelegeu Kim Jong-il como seu líder militar supremo na primeira sessão do recém-empossado parlamento nesta quinta-feira, marcando seu retorno aos holofotes enquanto o país celebra o que diz ter sido um triunfal lançamento de satélite.

A medida ocorreu no momento em que o Conselho de Segurança da ONU falhou em chegar a um consenso sobre como responder ao lançamento feito no domingo, visto internacionalmente como um teste disfarçado de míssil, o que levou o senador republicano John McCain a pressionar a China, aliado chave dos norte-coreanos, a endurecer com o fechado e empobrecido vizinho.

"A Primeira Sessão da 12ª Assembléia Suprema do Povo da República Democrática e Popular da Coreia elegeu o líder Kim Jong-il presidente da Comissão Nacional de Defesa", disse a agência estatal KCNA, usando o nome oficial do país.

A presidência da Comissão Nacional de Defesa representa o cargo de maior poder na Coreia do Norte, que nomeou Kim Il-sung, pai do atual líder, presidente eterno após sua morte, em 1994.

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG