reaparece em público - Mundo - iG" /

Líder norte-coreano reaparece em público

O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, teria feito sua primeira aparição pública depois de rumores de que ele havia sofrido um derrame, segundo informações divulgadas pela agência de notícias estatal Korean Central News. Segundo a agência, ele teria comparecido a uma partida de futebol no campus da universidade Kim Il-Sung, em Pyongyang, mas não ofereceu detalhes sobre o dia em que a partida teria sido realizada.

BBC Brasil |

A última aparição pública do líder aconteceu há sete semanas. As especulações sobre a possível precariedade da saúde de Jong-il começaram a surgir depois que de sua ausência, no dia 9 de setembro, na parada militar de comemoração aos 60 anos de fundação do país.

Em agosto, autoridades do governo da Coréia do Sul afirmaram que ele Jong-il teria passado por uma cirurgia no cérebro depois de ter sofrido um derrame, mas que estaria se recuperando bem.

Na época, a Coréia do Norte negou que o líder estivesse doente e afirmou que as especulações faziam parte de uma "conspiração".

"Para nós, essas notícias parecem fazer parte de uma conspiração, além de não terem valor algum", disse na ocasião o embaixador norte-coreano no Japão, Song Il-ho, à agência de notícias japonesa Kyodo.

Vácuo
Os rumores sobre o estado de saúde de Jong-il levantaram questões sobre a liderança do país e sobre a sucessão do autocrata no poder.

Um eventual vácuo no poder da Coréia do Norte seria preocupante pelo fato de o país possuir tecnologia nuclear e de ter, no passado, ameaçado repetidas vezes destruir o seu vizinho ao sul.

Entretanto, os Estados Unidos afirmaram que isso não será possível até que a Coréia do Norte concorde com inspeções para verificar a veracidade das informações reveladas pelo país.

No fim de agosto, em protesto, a Coréia do Norte anunciou a suspensão do desmantelamento das instalações do reator nuclear de Yongbyon.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG