mais sobe em Portugal - Mundo - iG" /

Líder marxista diz que seu partido é o que mais sobe em Portugal

Lisboa, 27 set (EFE).- O líder do marxista Bloco de Esquerda (BE), Francisco Loucá, destacou hoje que nenhum partido subiu tanto em termos percentuais como o seu nas eleições legislativas portuguesas realizadas hoje.

EFE |

Com 97% das urnas apuradas, o BE aparecia em quarto lugar, com 9,76% dos votos.

Loucá afirmou diante de simpatizantes do partido que seus objetivos "foram alcançados porque éramos a esquerda de alternativa" e demonstrou satisfação com o fato de o Partido Socialista (PS) - do qual faz parte o primeiro-ministro português, José Sócrates - tenha perdido a maioria absoluta que conseguiu nas eleições de 2005.

O líder do BE, partido que subiu mais de três pontos percentuais na preferência do eleitorado frente ao último pleito legislativo, afirmou que "a maioria absoluta do PS não voltará, assim como não voltará a ser possível criar um sistema de seguridade social que degrade as pensões mais baixas".

"A partir de agora, reconstituiremos o sistema de proteção social aos desempregados, financiaremos a seguridade social para as pensões mais baixas e olharemos para os problemas do país, que se encontra imerso em uma grave crise", disse Loucá.

"Hoje, começa um novo dia para a esquerda portuguesa, há mais força e mais capacidade de diálogo", afirmou.

O governante PS lidera as eleições portuguesas com 36,5% dos votos após 97% das urnas apuradas. Em seguida aparecem o Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), com 29,2%; o conservador Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP), com 10,4%; e a Coalizão Democrática Unitária (CDU, comunistas e verdes), com 7,84%.

EFE prl/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG