errada - Mundo - iG" /

Líder iraniano diz que postura dos EUA em relação a Israel é errada

O mais importante líder religioso do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira que o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está seguindo o mesmo caminho errado no Oriente Médio que o seu antecessor no cargo, George W. Bush.

BBC Brasil |

"Mesmo o novo presidente americano, que assumiu o cargo com o slogan de mudança nas políticas do governo Bush, declara comprometimento incondicional com a segurança de Israel, o que significa defender o terrorismo de Estado, defender a injustiça e a opressão, e defender um massacre de 22 dias de centenas de homens, mulheres e crianças palestinas", afirmou Khamenei.

"Isso significa o mesmo caminho errado do governo Bush e nada mais", acrescentou.

Em um discurso em uma conferência em Teerã, o aiatolá iraniano afirmou que os líderes israelenses deveriam ser julgados por crimes cometidos durante a ofensiva em Gaza, que matou mais de 1,3 mil palestinos - um terço deles, crianças.

Khamenei disse ainda que os muçulmanos têm a obrigação de "defender os palestinos".

Ao contrário da postura adotada pela ala moderada da liderança palestina e pelos Estados Unidos, o Irã é contra a proposta de dois Estados para a obtenção da paz entre israelenses e palestinos.

"O caminho para a salvação é permanecer firme e resistir", disse Khamenei.

Mas as declarações do aiatolá iraniano foram rejeitadas pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas.

"Mandamos uma mensagem clara aos iranianos: parem de interferir em nossos assuntos", afirmou Abbas na Cisjordânia. "Eles apenas aumentam as divisões entre os palestinos."
Também presente na conferência em Teerã, Abu Zahar - porta-voz do grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza - admitiu que o governo iraniano vem oferecendo apoio ao grupo, "pagando os salários de nossos empregados desde que chegamos ao poder, em 2006".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG