excepcional contribuição de Ted Kennedy à paz - Mundo - iG" /

Líder do Sinn Féin considera excepcional contribuição de Ted Kennedy à paz

Londres, 26 ago (EFE).- Gerry Adams, líder do Sinn Féin, braço político do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), qualificou hoje de excepcional a contribuição do senador americano Edward Kennedy ao processo de paz na Irlanda do Norte.

EFE |

Em declaração, Adams disse que o político democrata, que morreu por causa de um câncer cerebral aos 77 anos, "contribuiu significativamente" para alcançar a paz na província.

"Serviu à população americana com coragem e compromisso durante quase 50 anos. Seu serviço à Irlanda durante seu trabalho no processo de paz foi excepcional e contribuiu significativamente a seu progresso", destacou o líder republicano.

Antes, o "número dois" do Sinn Féin e vice-ministro principal da Irlanda do Norte, Martin McGuinness, tinha destacado o apoio de Kennedy ao processo de paz e a decisão do senador de ir a Belfast quando ele assumiu o poder junto ao reverendo Ian Paisley.

"Está claro que ele foi representante de uma comunidade americana-irlandesa unida que olhou com considerável interesse o processo de paz" norte-irlandês, disse McGuinness. EFE vg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG