Líder do Partido Liberal canadense renuncia após derrota

Toronto (Canadá), 20 out (EFE).- O líder do Partido Liberal do Canadá, Stéphane Dion, anunciou hoje sua renúncia uma semana depois de sua legenda obter o pior resultado de sua história nas eleições gerais vencidas pelo Partido Conservador.

EFE |

Dion afirmou hoje em entrevista coletiva realizada em Ottawa que se manterá à frente do partido, o segundo em número de deputados no novo Parlamento, até que os liberais tenham um novo líder.

O político canadense acrescentou que pediu ao presidente do partido que organize um congresso geral para escolher seu substituto.

O anúncio encerra uma semana de especulações sobre o futuro de Dion, estimuladas pelo absoluto silêncio do político desde que reconheceu sua derrota na noite eleitoral.

No pleito de 14 de outubro, o Partido Conservador conseguiu 143 cadeiras contra 76 dos liberais, que obtiveram 23 deputados a menos que na legislatura anterior.

"Passei os últimos dia pensando, em meu país, em meu partido e no futuro", disse hoje Dion ao justificar seu silêncio.

"Após consultar com minha família, amigos, equipe, partido, candidatos e outros colegas, informei ao presidente do Partido Liberal que continuarei como líder até que se escolha um novo em uma convenção que solicitei", acrescentou.

Ele lamentou que os cidadãos não tenham dado apoio majoritário a sua plataforma eleitoral, chamada "Mudança Verde", que segundo ele, "teria deixado um Canadá mais verde e próspero".

Dion também criticou a campanha eleitoral do Partido Conservador, do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, ao denunciar que estava repleta de "mentiras" e ataques contra sua pessoa.

O líder liberal explicou que seu principal interesse agora é "modernizar" o sistema de financiamento do partido.

Segundo Dion, a má situação financeira dos liberais permitiu que os conservadores iniciassem a campanha inclusive antes de se convocar eleições antecipadas e "distorcer" o programa eleitoral de seus rivais. EFE jcr/rb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG