Líder do Partido Conservador britânico nega doação ilegal

Londres, 22 out (EFE).- O líder do Partido Conservador britânico, David Cameron, defendeu hoje seu porta-voz de Economia, George Osborne, sobre um suposto pedido de doação ilegal e afirmou que fez bem ao não aceitar dinheiro de um milionário russo.

EFE |

Os conservadores, principais opositores do Governo britânico, negam que Osborne tentasse uma doação de 50 mil libras (cerca de 62 mil euros) do milionário Oleg Deripaska, considerado o homem mais rico da Rússia, com negócios no setor de alumínio.

A doação, segundo a imprensa britânica, se daria através de uma empresa de Deripaska no Reino Unido, o que é ilegal, já que os partidos britânicos não podem aceitar doações de estrangeiros.

Cameron disse que "George Osborne fez bem em não pedir nenhum dinheiro; o Partido Conservador fez bem em não aceitar nenhum dinheiro".

Osborne, braço direito de Cameron, negou que tivesse tratado esse assunto a bordo do iate de Deripaska, mas um ex-amigo seu da Universidade, Nathaniel Rothschild, contradisse sua versão dos fatos e citou como testemunha ao gerente de fundos americano James Goodwin.

Segundo Rothschild, Goodwin - um de seus convidados no chalé que possui na ilha grega de Corfu -, assistiu à conversa na qual ele mesmo, Osborne e o arrecadador de fundos dos conservadores, Andrew Feldman, teriam falado de uma possível doação através da empresa Leyland Daf, controlada por Deripaska.

Goodwin foi assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e é cotado como futuro diretor da Rusal, principal empresa de alumínio de Deripaska.

Durante o jantar no chalé, todos seguiram falando, segundo Rothschild, da possível doação, e Osborne teria perguntado qual poderia ser o mecanismo para fazê-la chegar a seu partido.

A possibilidade de canalizá-la através da empresa que o russo possui no Reino Unido seria a forma, de acordo com ele, de "driblar" o impedimento legal. EFE jr/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG