Líder do Hamas vai ao Egito relançar diálogo entre palestinos

Cairo, 8 jun (EFE).- O líder político do Hamas, Khaled Meshaal, que vive exilado em Damasco (Síria), viaja hoje ao Egito para tentar relançar o estagnado diálogo entre os diferentes grupos palestinos, informa a agência oficial de notícias Mena.

EFE |

Meshaal chegará ao Cairo acompanhado de Moussa Abu Marzuq, considerado o segundo homem na hierarquia do Hamas. O objetivo da visita de ambos é evitar o colapso do diálogo que o grupo mantém com os nacionalistas do Fatah.

A visita será a primeira de Meshaal à capital egípcia desde o início dos contatos, há quatro meses.

As relações entre o Hamas e o Fatah, liderado pelo atual presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, começaram a ficar estremecidas após a vitória do movimento islâmico nas eleições parlamentares de janeiro de 2006.

Após meses de tensão, ambos os grupos romperam em junho de 2007, depois de dias de confrontos armados em Gaza e da consequente expulsão do Fatah da faixa territorial e da saída do Hamas do Executivo palestino, que mantém o controle sobre a Cisjordânia.

Meshaal chega ao Cairo um dia depois de uma delegação do Fatah ter se reunido no Cairo com as autoridades egípcias. EFE nq/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG