sempre é bem-vindo em Gaza - Mundo - iG" /

Líder do Hamas diz que Abbas sempre é bem-vindo em Gaza

Gaza, 18 jun (EFE).- O líder do movimento islâmico Hamas e governante da Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, disse hoje que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, sempre é bem-vindo a visitar este território palestino.

EFE |

"Damos as boas-vindas a qualquer um que visite Gaza, especialmente o presidente Mahmoud Abbas", disse Haniyeh à imprensa.

As declarações de Haniyeh coincidem com a visita à Faixa de Gaza, pela primeira vez desde a tomada deste território pelos islamitas, há um ano, de uma delegação do presidente da ANP, a fim de preparar o terreno para a retomada do diálogo entre Hamas e o movimento nacionalista Fatah, liderado por Abbas.

Os enviados de Abbas, Hikmat Zeid e Marwan Abdel Hamid, não devem se reunir desta vez com representantes do Hamas, mas a delegação do Fatah divulgará na Faixa de Gaza os detalhes da iniciativa para a reconciliação nacional, anunciada há duas semanas pelo próprio líder palestino.

A imprensa local informa que Abbas poderia visitar a Faixa de Gaza no final de semana ou no começo da próxima - pela primeira vez em um ano -, informações que não foram confirmadas oficialmente.

O presidente da ANP se encontra de visita estes dias no Kuwait e no Iêmen, e deve retornar aos territórios palestinos antes do fim de semana.

Sobre o acordo de trégua alcançado com a mediação egípcia entre Israel e as facções armadas palestinas na Faixa de Gaza, Haniyeh disse que "acabará com as agressões israelenses contra nosso povo, os fechamentos fronteiriços serão reabertos e será suspenso o bloqueio".

"Esta trégua alcançará a segurança e acabará com o sofrimento do povo palestino. Também fará com que os israelenses se sintam mais confortáveis, caso se mostrem comprometidos com ela", disse Haniyeh.

EFE sar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG