iminente cessar-fogo temporário com Israel - Mundo - iG" /

Líder do Hamas acredita em iminente cessar-fogo temporário com Israel

Gaza, 21 abr (EFE).- Hamas e Israel firmarão um acordo nos próximos dias para obterem um cessar-fogo temporário mediado pelo Egito, declarou o líder do grupo islâmico, Ahmed Youssef, em entrevista publicada hoje pelo jornal Al-Hayat.

EFE |

"A trégua com mediação egípcia está a um passo de ser alcançada", revelou Youssef, ex-assessor do primeiro-ministro deposto Ismael Haniyeh e atual alto funcionário do Ministério de Exteriores do Governo do Hamas em Gaza.

O Hamas espera que "nos próximos dias" haja "um avanço real" nas negociações, após ter enviado suas propostas a Israel através de intermediários, pois ambas as partes rejeitam manter contatos diretos, disse ao jornal com sede em Londres.

Embora Youssef não tenha revelado o caminho adotado para enviar sua mensagem a Israel, suas declarações chegam poucos dias após o ex-presidente americano Jimmy Carter se reunir em Damasco com o chefe do escritório político do Hamas, Khaled Meshaal.

Outro líder do Hamas, Mahmoud Zahar, revelou depois de se reunir com Carter no Cairo que o ex-presidente americano propôs ao Hamas que interrompa seus ataques a Israel durante um mês.

Zahar - considerado da "ala dura" do movimento - qualificou esta proposta de "inaceitável", pois "o debate deveria se concentrar em frear as agressões israelenses ao povo palestino em vez de pedir ao Hamas que detenha sua reação a elas". EFE ar/bf/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG