Líder de grupo rebelde de oposição no Irã é detido a bordo de avião

O líder do movimento iraniano rebelde sunita Jundallah (Soldados de Deus), Abdolmalek Righi, foi detido pelas autoridades do Irã quando sobrevoava o Golfo Pérsico a bordo de um avião que viajava do Paquistão para um país árabe, anunciou o deputado iraniano Mohammad Denghan.

iG São Paulo |

"Righi foi detido quando viajava em um avião que seguia, com escala no Paquistão, para um país árabe", declarou Dehghan à agência oficial Irna.


Reprodução de TV estatal mostra Righi deixando avião escoltado / AFP

"Quando estava sobre as águas do Golfo, o avião recebeu a ordem de pousar e Righi foi detido após uma revista policial na aeronave", completou o parlamentar.

O deputado não revelou detalhes sobre as condições ou o local exato da detenção, nem sobre o tipo de avião em que viajava o líder do principal movimento sunita de luta armada contra o regime xiita de Teerã. Também não informou para que país Righi seguia.

O Jundallah

O Jundallah é um grupo armado de oposição sunita no Irã, suspeito de ter laços com a Al-Qaeda. O grupo ganhou notoriedade há seis anos após a realização de alguns ataques e sequestros. O Jundallah alega que grupos da minoria sunita sofrem discriminação na mão da liderança xiita do Irã.

O líder preso Abdolmalek Righi disse no passado que o grupo não pretendia romper com o Irã, mas que a violência era necessária para chamar a atenção para a alegada discriminação.

O Jundallah reivindicou a responsabilidade por atentados a bomba que mataram dezenas nos últimos anos, incluindo cinco comandantes de elite da Guarda Revolucionária do Irã, em outubro.

O governo do Irã acusa os Estados Unidos e a Grã-Bretanha de ajudarem o grupo militante sunita com o objetivo de enfraquecer o governo iraniano. Tanto Washington como Londres negam as acusações.

Não houve reação imediata do grupo após a divulgação da prisão de seu líder.

* Com AFP e AP

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG