Líder da Revolução iraniana nomeia novo chefe do Judiciário

Teerã, 15 ago (EFE).- O líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, nomeou hoje Sadeq Amoli Larijani como novo chefe do Poder Judiciário, em substituição ao aiatolá Mahmoud Hashemi Shahroudi.

EFE |

A televisão estatal iraniana informou que Sadeq Amoli Larijani, de 49 anos, é irmão do presidente do Parlamento, Ali Larijani, e membro desde 2001 do poderoso Conselho de Guardiães, segundo órgão mais importante do país e organismo que supervisiona os processos eleitorais.

No decreto de nomeação, divulgado parcialmente pela televisão estatal, Khamenei agradece a Shahroudi pelos dez anos de serviço e pede ao novo chefe do Judiciário para "aproveitar" a experiência do antecessor e promover a Justiça no país.

Larijani, terceiro religioso que Khamenei elege para dirigir o Poder Judiciário desde que foi designado líder supremo, assume a administração de justiça na República Islâmica em um momento crucial e marcado pelas denúncias de maus-tratos aos detidos em protestos contra a reeleição do presidente, Mahmoud Ahmadinejad. EFE msh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG