Líder da oposição do Irã participará de orações na sexta-feira

TEERÃ (Reuters) - O líder opositor do Irã Mirhossein Mousavi comparecerá nesta semana de orações na sexta-feira em sua primeira aparição pública oficial desde a contestada eleição presidencial do mês passado, disse um jornal na terça-feira. O diário Etemad disse que as orações na Universidade de Teerã serão lideradas pelo ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, um rival do reeleito presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad e um dois quatro líderes das orações de sexta-feira em Teerã.

Reuters |

Outro ex-presidente e apoiador de Mousavi, o reformista Mohammad Khatami, também estará presente, segundo o jornal.

O diário informou ainda que Mousavi pediu a seus partidários que comparecessem ao sermão.

A figura mais poderosa do país, o líder supremo aiatolá Ali Khamenei, sustentou a esmagadora vitória de Ahmadinejad em seu sermão de sexta-feira uma semana após a eleição. Mas Mousavi denunciou fraude no pleito, dizendo que o próximo governo é "ilegítimo".

A eleição presidencial gerou dias de protestos nas ruas por apoiadores de Mousavi e expôs profundas divisões na liderança da República Islâmica. A mídia estatal relatou ao menos 20 mortos nos protestos. Mousavi e as autoridades acusam-se mutuamente pelo derramamento de sangue.

Mousavi pediu às autoridades que libertem centenas de pessoas, incluindo líderes reformistas, jornalistas, ativistas e advogados.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG