Líder da Guatemala negociará com Lula compra de aviões da Embraer

Guatemala, 29 mai (EFE).- O chefe de Estado da Guatemala, Álvaro Colom, negociará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o financiamento para a compra de seis aviões militares e um sistema de segurança para aeronavegação da Embraer, como informa hoje a imprensa local.

EFE |

Lula deve chegar à Guatemala na próxima segunda-feira, procedente de El Salvador, e na terça terá uma reunião de trabalho com Colom.

Em declarações publicadas hoje pela imprensa local, Colom anunciou que negociará com Lula o financiamento de US$ 99 milhões para a compra de seis aviões militares e um sistema de segurança.

A aquisição das aeronaves, segundo o líder guatemalteco, já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Segurança e pelo Gabinete.

"Vamos discutir com o presidente Lula os mecanismos de financiamento", disse o chefe de Estado.

Os aviões militares de vigilância serão comprados da Embraer, que segundo Colom já apresentou uma proposta que permitirá equipar as aeronaves com sistema de radares.

O presidente Lula chegará na próxima segunda-feira à Guatemala em visita oficial, para se reunir com Colom e com o prefeito da capital, Álvaro Arzú, que foi presidente do país entre 1996 e 2000.

Da Guatemala, Lula vai à Costa Rica, onde concluirá sua viagem pela América Central.

Lula será o terceiro presidente a visitar a Guatemala desde que Colom assumiu o poder, em 14 de janeiro de 2008, para um mandato de quatro anos. EFE oro/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG