sábio por não tentar nova reeleição - Mundo - iG" /

Líder da esquerda alemã diz que Lula é sábio por não tentar nova reeleição

San Salvador - O líder da coalizão parlamentar alemã A Esquerda, Gregor Gysi, disse hoje em San Salvador (El Salvador) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um homem sábio, pois não busca sua segunda reeleição, ao contrário de vários de seus colegas da América Latina.

EFE |

"Lula é um homem sábio, e não comete um erro que muitos outros cometem. Ele sabe que sua Constituição só prevê uma reeleição, coisa que (o líder da Nicarágua, Daniel) Ortega, não o quer aceitar, (o presidente da Colômbia, Álvaro) Uribe, também não", afirmou Gysi à imprensa de El Salvador, país onde fica até sábado.

Segundo o político alemão, isto "não tem nada a ver com direita ou esquerda, é uma condição de personalidade e caráter" de cada líder. Para ele, a intenção de determinados políticos, que tentam permanecer no poder quando não podem, danifica o prestígio da esquerda e dos políticos em geral.

O parlamentar alemão iniciou em Havana uma viagem de três semanas pela América Latina. Na agenda, está uma visita ao Brasil, além de passagens por Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Segundo disse, ele está interessado em obter uma "visão completa" destes países, especialmente dos partidos de esquerda, com os quais seu partido político espera iniciar contatos.

Sobre Honduras e seu retorno às negociações de um Acordo de Associação com a União Europeia (UE) indicou que o reconhecimento do Governo deste país e sua vinculação ao processo com os europeus deve ser uma decisão dos países centro-americanos.

"Isso não deveria ser decidido pela União Europeia, mas pela América Central", acrescentou, sobre o processo de negociações, que foi suspenso depois do golpe de Estado de 28 de junho do ano passado em Honduras, que tirou do poder o então presidente Manuel Zelaya.

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: alemanhalula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG