Líder da coalizão belga renuncia, mas rei rejeita pedido

Socialista Elio Di Rupo disse que os dois partidos de Flandres, de idioma flamengo, não estão cooperando com a negociação

Reuters |

O político belga que lidera as negociações para a formação de um novo governo entregou sua renúncia no domingo, mas o rei pediu que ele permanecesse na posição para evitar uma crise política dois meses depois das eleições parlamentares.

O socialista francófono Elio Di Rupo, que está na liderança da formação do novo governo a pedido do rei Albert, disse em nota em os dois partidos de Flandres, de idioma flamengo, não estão cooperando com a negociação.

Depois de mais de três horas de negociações com o monarca belga, o palácio disse que Di Rupo tentou se demitir, mas o rei rejeitou e pediu que ele continuasse com o trabalho.

"O Sr. Di Rupo aceitou," disse o palácio em nota.

Di Rupo está tentando equilibrar as exigências dos flamengos de obter mais poder para Flandres e a apreensão dos falantes de francês, que temem que a região mais pobre vai sofrer com a mudança e que o processo vai acabar levando à divisão da Bélgica.

Di Rupo é o segundo conselheiro nomeado pelo rei para o posto. O líder do partido separatista flamengo N-VA, que liderou as eleições de junho, abandonou a missão em julho, dizendo que não havia acordo em questões fundamentais.

Di Rupo disse que o N-VA e os Democratas Cristãos (flamengos) foram os responsáveis pelo fim das negociações.

Um colapso das negociações poderá levar a Bélgica a uma crise política. Di Rupo é considerado um candidato favorito ao cargo de primeiro-ministro. Não há outro candidato óbvio nem sinal de que os partidos possam fechar um acordo de coalizão.

A Bélgica tem uma dívida nacional que equivale ao seu PIB anual, portanto não tem condições de passar por uma paralisia política no momento em que especuladores financeiros estão evitando economias com problemas orçamentários.

    Leia tudo sobre: BELGICACRISE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG