causas naturais , segundo imprensa - Mundo - iG" /

Líder da Al Qaeda morre por causas naturais , segundo imprensa

Washington, 9 abr (EFE).- O líder da Al Qaeda Abu Obaidah al-Masri faleceu por causas naturais, e possivelmente foi vítima de hepatite, segundo anunciou hoje a imprensa americana.

EFE |

Um funcionário do Governo, que se negou a revelar sua identidade, disse que Masri morreu em conseqüência de uma hepatite, no Paquistão. O líder da terrorista já tivera a morte divulgada em diversas ocasiões.

Segundo os serviços de segurança americanos e britânicos, Masri, nascido no Egito há 40 anos, estava ligado à organização dos ataques com bombas em meios de transporte de Londres em 2005, e a um plano frustrado em 2006 para a destruição de aviões comerciais em pleno vôo.

Além disso, acredita-se que Masri tinha responsabilidade sobre os ataques contra as forças dos EUA e seus aliados no leste do Afeganistão.

Considerado um dos homens mais misteriosos da hieraraquia da Al Qaeda, Abu Obaidah al-Masri não tem nenhuma fotografia conhecida.

Segundo os serviços de Inteligência, Masri era comandante da Al Qaeda na província afegã de Kunar, e pode ter viajado à Arábia Saudita para ajudar na organização de células da rede terrorista no país.

Em janeiro de 2006, as autoridades paquistanesas anunciaram que Masri e outros três líderes da Al Qaeda haviam morrido quando um míssil disparado de um avião robô Predator, operado pela Agência Central de Inteligência americana (CIA), explodiu na aldeia de Damadola, próximo à fronteira afegã.

Posteriormente, as autoridades determinaram que Masri não estava na aldeia no momento do ataque.

Em outubro, circulou a versão de que o líder tinha morrido durante um ataque contra uma escola religiosa, no Paquistão, ao lado do "número dois" da hierarquia da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, e de mais 80 pessoas.

Ao fim, foi descoberto que tanto Masri quanto Zawahiri não estavam no local no momento do ataque. EFE jab/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG