Líder da Al Qaeda convoca guerra santa no Paquistão

Cairo, 28 ago (EFE).- O segundo homem na hierarquia da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, voltou a convocar uma guerra santa no Paquistão e acusou o Exército deste país de servir aos interesses das tropas estrangeiras.

EFE |

Num vídeo divulgado hoje num site islâmico, Zawahiri disse que "as regiões na fronteira entre Afeganistão e Paquistão são cenário de uma expedição liderada e supervisionada pelo Exército paquistanês, que participa dele como novo agente dos cruzados".

Para o líder terrorista, a atual ofensiva dos militares paquistaneses no Vale do Swat (norte) tem como objetivo estabelecer uma aliança entre as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o Exército afegão e "pôr os mujahedins (combatentes islâmicos) entre a cruz e a espada".

"Os agentes dos cruzados no Exército paquistanês chamam a expedição de 'Caminho da Salvação", mas o caminho será o da aniquilação", ameaçou Zawahiri, que aparece no vídeo com uma túnica e um turbante brancos, na frente de uma estantes com livros.

Durante a gravação, de 22,5 minutos, o braço direito de Osama bin Laden repassa as operações militares lançadas pelo Paquistão na fronteira com o Afeganistão, que buscam "eliminar as forças jihadistas da região tribal com o intuito de ajudar a Otan e o Exército afegão".

Zawahiri também pediu à "nação islâmica do Paquistão" que se dê conta de que os "EUA estão lançando uma cruzada sem precedentes contra a nação muçulmana para controlar o Paquistão e dividi-lo em pequenos Estados sob a influência dos cruzados".

A mensagem de Zawahiri foi divulgada depois que, nesta semana, os talibãs paquistaneses confirmaram a morte de seu líder, Beitullah Mehsud, e anunciaram um primo dele, Hakimullah Mehsud, como sucessor.

A última mensagem de Zawahiri fui publicada em 15 de julho. Nela, ele pediu aos muçulmanos de todo o mundo que se unam aos mujahedins em sua luta contra a "nova cruzada" da qual é o mundo islâmico é alvo. EFE nq/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG