Líder conservador pede a Brown que antecipe eleições para junho

Londres, 20 abr (EFE).- O líder do Partido Conservador, David Cameron, pediu hoje ao primeiro-ministro do Reino Unido, o trabalhista Gordon Brown, que antecipe as eleições gerais para 4 de junho, coincidindo com os pleitos da União Europeia (UE) e locais.

EFE |

Em entrevista ao serviço de rádio do jornal "The Sun", Cameron disse que o pedido não é questão de oportunismo, em um momento no qual o partido está quase 20 pontos à frente dos trabalhistas nas pesquisas de intenções de voto, mas tem a ver com a necessidade de levar o país adiante.

Cameron justificou que sempre foi "coerente" na hora de pedir eleições, independente de as pesquisas serem favoráveis a si ou não.

No fim de semana, uma pesquisa divulgada afirmou que o Partido Trabalhista afundou nas intenções de voto após o escândalo gerado pelo envio de e-mails difamatórios contra deputados conservadores por parte de um assessor de Brown.

As pesquisas publicadas pelos jornais "Mail on Sunday" e "The Sunday Telegraph" situam os trabalhistas entre 17 e 19 pontos atrás do Partido Conservador e indicam que, se as eleições previstas para 2010 acontecessem agora, a legenda amargaria uma derrota histórica.

O líder conservador afirma que tem a intenção de "dar às pessoas deste país a oportunidade de votar pela mudança", após quase 12 anos de Governos trabalhistas, e que Brown só tem que fixar a data, pois ele está "totalmente preparado" para ir às urnas.

Cameron considerou que, como nação, o Reino Unido precisa "tomar algumas decisões realmente difíceis nos próximos meses sobre impostos, gasto público e orçamentos, e precisa de um Governo que atue com a visão a longo prazo".

Um Governo conservador "devolverá o orgulho ao país" e terá como prioridade "tomar as rédeas deste atroz caos econômico e orçamentário", afirmou Cameron, que advertiu de que o Reino Unido "está vivendo acima de suas possibilidades". EFE fpb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG