Londres, 6 mai (EFE).- A Líbia solicitou a transferência a seu território de Abdelbaset al-Megrahi, condenado pelo atentado contra um avião sobre a cidade escocesa de Lockerbie, em 1988, e que cumpre pena na Escócia.

A solicitação, que permitiria a Megrahi cumprir pena na Líbia, sua terra natal, foi apresentada depois que o Reino Unido ratificou na semana passada um acordo sobre a transferência de prisioneiros, assinado pelos Governos britânico e líbio.

"O pedido será avaliado por funcionários que darão informação e assessoria aos ministros escoceses para que a decisão certa seja tomada", indicou um porta-voz do Governo escocês, que disse ainda que o processo pode durar 90 dias.

Na semana passada, Megrahi apresentou um novo recurso contra sua sentença de prisão perpétua pelo atentado contra o avião da Pan Am que explodiu no ar sobre Lockerbie em dezembro de 1988, causando a morte de 270 pessoas.

Mas para que a transferência à Líbia possa se concretizar, o condenado deverá retirar o recurso que apresentou, afirmou o Governo escocês.

Megrahi, que cumpre a pena na prisão escocesa de Greenock, foi condenado em 2001 em uma base militar na Holanda, em um julgamento que aconteceu sob jurisdição escocesa, depois que a Líbia aceitou entregá-lo, em 1999. EFE vg/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.