Líbia e CE negociarão em abril texto definitivo de acordo

Trípoli, 12 fev (EFE).- As delegações da Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) e da Líbia se reunirão em abril, em Bruxelas, para negociar o texto definitivo do acordo marco de associação entre o país norte-africano e o bloco europeu, informou hoje a agência oficial líbia Jana.

EFE |

Após o fim da segunda rodada de negociação sobre o acordo marco realizada em Trípoli, o ministro para Assuntos Árabes líbio, Mohammed Siala, disse que a redação do texto final será baseada nos relatórios elaborados pelos grupos comuns de trabalho sobre diversos setores que se formaram os dois últimos dias na capital líbia.

Siala disse que o grupo que abordou o conteúdo político do texto "finalizou totalmente a discussão sobre os pontos colocados e decidiu iniciar a redação definitiva do projeto de acordo".

O ministro explicou que, a partir de hoje, uma delegação europeia se encarregará de estudar as prioridades da Líbia e seus futuros planos para o setor econômico.

Após esta análise, será estabelecida uma estratégia baseada nos dados, prioridades e objetivos do país norte-africano, "para que a UE possa criar um programa diretor especial de ajuda à Líbia em seus futuros programas de desenvolvimento econômico".

A comissária de Assuntos Exteriores da UE, Benita Ferrero Waldner, que liderou a delegação em Trípoli de 25 especialistas na segunda rodada de negociação do acordo, disse confiar em que, "se as duas partes trabalharem duro", o pacto poderia estar concluído no final deste ano. EFE fa-jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG