Libertados guia e motorista da jornalista da CBC Melissa Fung

O guia e o motorista da jornalista canadense Melissa Fung, seqüestrada no mês passado no Afeganistão, foram libertados pelas autoridades afegãs, anunciaram nesta segunda-feira a rede de televisão CBC e a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

AFP |

Em comunicado, a RSF se disse contente com a libertação dos irmãos Shokoor e Qaem Feroz, respectivamente guia e motorista do canal público CBC/Radio Canada.

Os dois homens haviam sido detidos no dia 12 de outubro - dia do seqüestro de Melissa Fung - pela National Directorate of Security (NDS, serviço secreto), que suspeitava de terem desempenhado um papel na captura da jornalista.

Libertada após 28 dias de cativeiro, Fung garantiu que seu guia e intérprete Shokoor não esteve envolvido em seu seqüestro.

Shokoor Feroz disse que não sofreu qualquer violência durante sua detenção.

"Queremos elogiar a intervenção do presidente Hamid Karzai e de várias outras personalidades afegãs e canadenses em favor de Shokoor e Qaem Feroz, que estavam presos injustamente. A mobilização dos jornalistas e da diretoria da CBC mostrou de forma exemplar que a proteção dos funcionários locais dos meios de comunicação estrangeiros deve ser uma prioridade", declarou a RSF.

ps/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG