Libertado jornalista iraquiano que jogou sapatos em George W. Bush

Bagdá - Montaser al-Zaidi, o jornalista iraquiano que lançou seus sapatos no ex-presidente dos Estados Unidos George W.Bush em dezembro de 2008, saiu hoje em liberdade após passar 9 meses na prisão, informou o canal de televisão Al Bagdadia.

EFE |

Al-Zaidi trabalhava para essa rede quando, durante uma entrevista coletiva de Bush e do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, lançou seus sapatos no então presidente dos Estados Unidos enquanto lhe dizia: "este é teu beijo de despedida, cachorro".

Segundo um de seus irmãos, al-Zaidi, xiita de 28 anos, será trasladado a um país árabe, que não se divulgou, para receber tratamento médico pelas torturas recebidas na prisão.

O jornalista foi sentenciado a três anos de prisão por insultar ao "presidente de um país estrangeiro", embora o tribunal de apelação reduzisse a sentença para só um ano.

A Justiça considerou como atenuantes as circunstâncias nas quais aconteceu o incidente e o estado psicológico do jornalista quando cometeu o ato, que, segundo ele, se deveu à ocupação americana do Iraque.

Muitos de seus compatriotas lhe consideram um herói, da mesma forma que muitos cidadãos dos países árabes.

Leia mais sobre: al-Zaidi

    Leia tudo sobre: bushiraquesapatada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG