Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Líbano oficializa relações diplomáticas com a Síria

O conselho de ministros do governo libanês aprovou hoje o estabelecimento de relações diplomáticas com a Síria, segundo o acertado a meados de agosto, em Damasco, num encontro entre o presidente Michel Suleiman e seu colega sírio, Bachar al-Assad, anunciou o ministro libanês da Informação, Tarek Mitri.

AFP |

Os presidentes al-Assad e Michel Suleiman haviam decidido no dia 13 de agosto deste ano estabelecer relações diplomáticas entre seus países.

Síria e Líbano já haviam anunciado no dia 12 de julho passado essa disposição e abrir embaixadas em suas capitais, pela primeira vez desde que conseguiram suas respectivas independências, há mais de 60 anos.

Bashar al-Assad e Michel Suleiman abordaram, na ocasião, outros temas que permitem a total normalização de relações entre as duas nações, como a questão do tratado de amizade e cooperação, assinado em 1991, e a demarcação da fronteira comum.

O processo de normalização foi desencadeado quando Assad e Suleiman se encontraram em Paris, paralelamente à cúpula da União para o Mediterrâneo. Foi então anunciada a possibilidade de estabelecimento de relações diplomáticas, o que acontece pela primeira vez desde a criação dos dois países.

As relações entre os dois países têm sido marcadas pela ocupação militar síria desde meados dos anos 70 e por uma clara influência de Damasco na vida política libanesa. Mesmo após a retirada das suas forças militares, a Síria continuou a tentar influenciar o rumo dos acontecimentos em Beirute, como atesta o atentado contra o antigo primeiro-ministro Rafic Hariri, em fevereiro de 2005. Uma investigação da ONU estabeleceu o envolvimento de figuras do regime sírio na ação, o que tem sido negado por Damasco.

As complexas relações entre os dois Estados está incluída numa equação regional a que se acrescenta Israel e as ligações do Irã à importante comunidade xiita libanesa.

ra/gk/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG