Leve vantagem de Obama sobre Hillary Indiana

O candidato à indicação democrata Barack Obama tem uma leve vantagem sobre seu adversário Hillary Clinton na primária de Indiana (norte), segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo jornal Indianapolis-Star.

AFP |

O senador de Illinois obteria 41% dos votos contra 38% para Hillary, ou seja, três pontos de vantagem. Mas a margem de erro é de cerca de 4,2 pontos, com o que ambos candidatos estão praticamente empatados.

A primária de Indiana está prevista para 6 de maio, junto com a da Carolina do Norte.

Obama é franco favorito nesse último estado, mas, depois da vitória de Hillary na Pensilvânia, deve ganhar também em Indiana se quiser convencer os "superdelegados" indecisos de sua condição de ganhar em estados com muitos trabalhadores não-profissionais.

A primária será aberta a todos os eleitores e não apenas aos democratas.

A boa notícia que esta pesquisa reserva para Obama é que ele venceria em Indiana em novembro frente ao republicano John McCain (49% contra 41%). No caso da disputa Hillary/McCain, os dois candidatos estão empatados (46%).

Do total, 49% dos democratas de Indiana acham que Obama seria o melhor candidato democrata para a eleição presidencial, enquanto que 35% afirmam que o seria Clinton.

Indiana votou em George W. Bush em 2000 e 2004.

A pesquisa foi realizada de 20 a 23 de abril numa de 535 pessoas.

aje/rpl/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG