Lésbicas celebram 1º casamento gay em Portugal

Casal comemora o primeiro casamento gay português desde que entrou em vigor uma lei que permite a união de casais do mesmo sexo

EFE |

Um casal de lésbicas se casou nesta segunda-feira em Lisboa, no primeiro casamento gay realizado em Portugal desde que entrou em vigor no país, no mês passado, uma lei que permite a união de casais do mesmo sexo.

"Esta é uma grande vitória, um sonho se tornando realidade", disse Teresa Pires, após se casar com Helena Paixão em uma cerimônia de 15 minutos realizada em um cartório em Lisboa. As duas estão juntas desde 2003 e participaram ativamente da campanha pela aprovação da lei.

AP
Teresa Pires e Helena Paixão comemoram o casamento nesta segunda-feira

A cerimônia foi realizada menos de um mês após a lei ser ratificada pelo presidente, o conservador Aníbal Cavaco da Silva, depois de ter sido aprovada pelo Parlamento em janeiro. A adoção da lei faz de Portugal o sexto país europeu a permitir a união entre homossexuais.

O governo de centro-esquerda disse que a lei faz parte de seus esforços para modernizar Portugal, onde o homossexualismo era crime até 1982. Pires e Paixao vivem com suas duas filhas, que tiveram de casamentos anteriores.

    Leia tudo sobre: PortugalCasamento Gay

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG