Leonel Fernández vence eleições dominicanas com 56%, segundo pesquisa

Santo Domingo, 16 mai (EFE).- O atual presidente dominicano, Leonel Fernández, do Partido da Libertação Dominicana (PLD), venceu hoje as eleições presidenciais do país, com 56% dos votos, e conseguiu a reeleição em primeiro turno, segundo uma pesquisa de boca de urna realizada pela empresa Penn, Schoen & Berland.

EFE |

O vice-presidente da companhia, Andrew Claster, disse à agência Efe que, segundo a enquete, o candidato do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), Miguel Vargas Maldonado, ficou em segundo lugar, com 39% dos votos, enquanto o porta-bandeira do Partido Reformista Social Cristão (PRSC), Amable Aristy, obteve 4%.

Os demais candidatos conseguiram em conjunto o percentual restante de 1% dos votos, acrescentou Claster.

Ele explicou também que estes dados correspondem ao território nacional dominicano e que, levando em conta os votos no exterior, a vantagem de Fernández poderia aumentar.

A enquete indica que o governante teria obtido vantagem em quase todas as regiões do país, como o Distrito Nacional, Santo Domingo, El Cibao e Santiago, embora nesta última zona a vantagem tenha sido menor.

A enquete foi realizada em uma centena de colégios eleitorais distribuídos por todo o território dominicano, onde os técnicos da Penn, Schoen & Berland efetuaram mais de 18 mil entrevistas.

A margem de erro calculada pela empresa para esta enquete é inferior a 1%.

Os centros de votação dominicanos fecharam às 18h no horário local (19h de Brasília) e a Junta Central Eleitoral (JCE) não informou a que horas divulgará o primeiro Diário Oficial com os resultados. EFE jsm/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG