Lei antifumo em Nova York é estendida para praias e parques

A proibição deve abranger ainda a Times Square. Trata-se de uma das mais duras ações adotada por uma metrópole no mundo

BBC |

selo

O conselho municipal (equivalente a câmara dos vereadores) de Nova York aprovou uma ampliação na legislação antifumo em vigor na cidade americana, transformando-a em uma das mais duras adotadas por uma metrópole no mundo.

Desde 2003 é proibido fumar em bares e restaurantes de Nova York. Com a nova mudança, também será proibido fumar em qualquer um dos 1,7 mil parques públicos da cidade e nos seus 23 km de praias .

Thinkstock / Getty Images
Será proibido fumar em qualquer um dos 1,7 mil parques públicos da cidade de Nova York, como o gigantesco Central Park
A proibição também deve abranger praças para pedestres – como é o caso de Times Square, em Manhattan, um dos principais pontos turísticos nova-iorquinos.

Leia mais sobre saúde e fumo:

Mulheres têm mais dificuldade para largar o fumo
Idade de quem procura tratamento contra o fumo reduziu 12 anos
Atividade cerebral pode determinar se fumante deixará o vício
Dificuldade em largar o cigarro começa pelo acesso ao tratamento
Cigarro danifica o DNA em minutos
Corra para largar o cigarro

De acordo com o jornal The New York Times, somente atores fumando durante cenas de produções para cinema ou televisão estão livres das restrições.

A proibição passará a valer 90 dias após ser assinada pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e ele tem 20 dias para fazê-lo.

Direitos

"Neste verão, os novaiorquinos que vão para nossos parques e praias para se divertirem e terem um pouco de ar fresco poderão respirar um ar ainda mais limpo e sentar em uma praia que não esteja cheia de bitucas de cigarro", disse Bloomberg após a votação do conselho.

Quando a lei entrar em vigor, o Departamento de Parques da cidade terá o poder de impor aos fumantes multas semelhantes às multas para pedir esmola ou urinar em público, em valores abaixo de US$ 100 (cerca de R$ 166).

Mas a prefeitura espera que os próprios cidadãos sigam a lei espontaneamente, lembrando uns aos outros da proibição. O conselho municipal disse que a polícia não será responsável pela imposição da nova proibição.

Alguns dos membros do conselho que votaram contra a medida a denunciaram como infração dos direitos individuais.

"Eu realmente acredito que o governo está sendo muito restritivo neste assunto particular", disse Robert Jackson, um democrata do bairro do Harlem. "Uma sociedade totalitária tem esse tipo de restrições."

Outras importantes cidades americanas adotaram leis severas para conter o tabagismo. Em Los Angeles é proibido fumar em parques municipais, e em Chicago não se pode fumar em parques com área para crianças.

    Leia tudo sobre: saúdebem-estarcigarrofumolei antifumoNova York

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG