Moscou, 12 out (EFE).- Quase a metade dos cidadãos com direito a voto foram às urnas nas cinco primeiras horas da jornada eleitoral das eleições legislativas que acontecem hoje na república russa da Chechênia.

"Segundo dados das 13h (6h de Brasília), já tinham votado 46,25% dos eleitores, mais ou menos a mesma porcentagem que tinha votado nas eleições à Duma (Parlamento russo) em março de 2008", disse Ismail Baikhanov, presidente da Comissão Eleitoral chechena.

Ressaltou que não houve informações de observadores nem de eleitores sobre incidentes ou infrações à legislação eleitoral, segundo as agências russas.

Todos os colégios eleitorais abriram pontualmente às 8h (1h de Brasília) para as eleições ao Parlamento regional, informou antes a Comissão Eleitoral.

Baikhanov disse que há um total de 437 colégios eleitorais e mais de 591.000 eleitores convocados às urnas, segundo a agência "Interfax".

O pleito legislativo na Chechênia tem caráter extraordinário, porque o Parlamento bicameral checheno, cujo mandato expirava em 2009, foi dissolvido em 27 de junho devido a modificações na Constituição e nas leis eleitorais da república.

O novo Legislativo da Chechênia terá apenas uma câmara, que será formada por 41 deputados. EFE egw/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.