Legisladores haitianos pedem pronta nomeação de premiê

Porto Príncipe, 14 abr (EFE).- O presidente da Câmara dos Deputados do Haiti, Pierre Eric Jean-Jacques, pediu hoje ao presidente do país, René Préval, que nomeie logo um primeiro-ministro, em substituição a Jacques Edouard Alexis, que recebeu uma moção de censura no último sábado em meio à tensão que o país vive.

EFE |

O legislador disse ter certeza de que o chefe de Estado vai tomar uma medida "rapidamente", já que "sabe a necessidade de um Governo funcional ser estabelecido logo para que possa fazer frente às necessidades da população".

"É preciso ter um primeiro-ministro que trabalhe para que o povo possa comer", acrescentou Jean-Jacques em declarações à imprensa.

No entanto, o deputado esclareceu que até o momento não recebeu nenhum convite do presidente para conversar sobre a nomeação do substituto de Alexis.

O legislador lembrou que, considerando que nenhum dos partidos do país tem a maioria no Parlamento, o líder haitiano deverá se reunir com os presidentes das duas Casas para tratar do tema.

No entanto, Jean-Jacques evitou fazer estimativas sobre o tempo de duração dessas conversas.

Sobre o perfil do próximo primeiro-ministro, o presidente da Câmara dos Deputados expressou seu desejo de que seja alguém que "consiga colocar o país para trabalhar" e atenda "aos problemas do Haiti com um espírito nacionalista e social".

O deputado declarou ainda que a primeira prioridade do país agora é enfrentar a fome, já que "há pessoas que passam dias sem comer".

Por sua vez, o vice-presidente do Senado, Andris Riche, disse esperar que até quarta-feira um novo primeiro-ministro seja apresentado. EFE gp/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG