Legisladores dos EUA pedem para G-7 perdoar a dívida do Haiti

Washington, 4 fev (EFE).- Quase uma centena de legisladores dos Estados Unidos pediram hoje ao Governo para que sugira aos ministros de finanças do G-7, que se reúnem neste fim de semana no Canadá, cancelarem de forma definitiva a dívida do Haiti com os organismos internacionais.

EFE |

Em iniciativa liderada pela republicana Ileana Ros-Lehtinen e a democrata Maxine Waters, 94 membros da Câmara de Representantes enviaram uma carta ao secretário do Tesouro, Tim Geither.

Na carta pedem "o completo cancelamento da dívida do Haiti com as instituições financeiras multilaterais (...), assim como a entrega de assistência ao Haiti na forma de doações para que o país não acumule dívidas adicionais".

Após o terremoto de 12 de janeiro, as autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, aos quais o Haiti deve um total de US$ 651 milhões, indicaram que estariam dispostos a considerar essa possibilidade.

"Neste fim de semana os ministros de Fazenda do G-7 deverão responder ao consenso cada vez maior de cancelar a dívida do Haiti.

É hora de nossos líderes anunciarem seu compromisso de cancelar a dívida haitiana de uma vez por todas", assinala a carta. EFE ojl/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG