Legisladores de Illinois recomendam impeachment do governador

Legisladores de Illinois recomendaram nesta quinta-feira a destituição do governador do Estado, Rod Blagojevich, acusado de corrupção por tentar vender a cadeira de Barack Obama no Senado americano.

AFP |

O painel de 21 legisladores estaduais decidiu, por unanimidade, que há evidência suficiente para que o governador Blagojevich, que foi detido em 9 de dezembro passado acusado de corrupção e abuso de poder, seja submetido ao impeachment.

"Este é um dia muito triste para o estado de Illinois, já que desfazer os resultados de uma eleição livre, aberta e democrática é uma séria responsabilidade", destacou a presidente do painel, a democrata Barbara Flynn Currie.

"A totalidade da evidência sugere claramente que este não é um indivíduo qualificado para ser o governador do estado de Illinois".

Se a recomendação for aceita pela Câmara de Representantes de Illinois, o Senado dará início ao processo de impeachment, o que pode ocorrer já nesta sexta-feira.

Blagojevich, que nega-se a renunciar e garante que limpará seu nome na Justiça, ainda não reagiu à decisão do painel.

Quando há vacância no Senado, como no caso de Obama, eleito para a presidência dos Estados Unidos, cabe ao governador do Estado representado indicar quem substituirá o senador ausente.

Leia maos sobre: Rod Blagojevich

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG