impeachment de Bush por Guerra do Iraque - Mundo - iG" /

Legislador democrata propõe impeachment de Bush por Guerra do Iraque

Washington - O legislador democrata americano Dennis Kucinich propôs nesta terça-feira um julgamento político que poderia levar ao impeachment do presidente George W. Bush, a quem acusa de enganar o país para conduzi-lo à Guerra do Iraque.

EFE |

Kucinich, que chegou a concorrer pela candidatura presidencial do Partido Democrata, afirmou em discurso perante o plenário da Câmara de Representantes que Bush iniciou "uma ampla e calculada estratégia" para enganar os americanos e o Congresso, e fazer-lhes acreditar que o Iraque representava "uma ameaça iminente para o país".

Fontes legislativas indicaram que a proposta de impeachment colocada por Kucinich, um crítico do conflito, não tem possibilidades de aprovação.

A presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, descartou a possibilidade de um julgamento contra Bush, cujo mandato expira em janeiro de 2009, e afirmou que a medida "não teria êxito, e só provocaria divisões".

No ano passado, Kucinich apresentou uma proposta de julgamento político contra o vice-presidente americano, Dick Cheney, que foi rejeitada.

Leia mais sobre: Bush

    Leia tudo sobre: bush

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG