Lavrov prepara visita de Medvedev à Índia e acordo de cooperação nuclear

Moscou, 20 out (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov, está hoje em Nova Délhi para preparar uma visita do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, à Índia e a assinatura de um acordo de cooperação nuclear, informou a imprensa russa.

EFE |

A primeira visita oficial de Medvedev à Índia acontecerá em 5 de dezembro, quando se espera a assinatura do acordo de cooperação nuclear, segundo o jornal digital "NEWSru.com", que cita fontes diplomáticas indianas.

Este acordo, que Moscou pretende assinar com Nova Délhi a exemplo dos Estados Unidos, foi negociado com a Índia em janeiro de 2007 pelo então presidente e atual primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e prevê a construção pela Rússia de quatro reatores atômicos no estado indiano de Tamil Nadu (sul).

"A suspensão das restrições internacionais para cooperar com a Índia no campo da energia atômica permite iniciar os acordos existentes de ampliar os trabalhos em projetos conjuntos neste campo", declarou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo, Alexei Nesterenko.

O porta-voz disse que Lavrov conversará com o ministro de Assuntos Exteriores indiano, Pranab Mukherjee, sobre os preparativos para a cúpula entre os dois países, que se propõem a aumentar o comércio bilateral para US$ 10 bilhões até 2010.

Nesterenko acrescentou que Lavrov e Mukherjee acertarão e assinarão um protocolo sobre os contatos entre as duas Chancelarias no biênio 2009-2010, que tem a intenção de "manter a intensidade do diálogo diplomático atingida nos últimos anos".

"As relações russo-indianas se caracterizam por um alto nível de confiança e entendimento mútuo", destacou Nesterenko, que também lembrou que a Índia é um dos maiores clientes da indústria armamentista da Rússia. EFE si/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG