Lavrov diz que Medvedev se reunirá com Obama logo após posse

Moscou, 18 dez (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, se reunirá com seu futuro colega dos Estados Unidos, Barack Obama, logo depois da posse do americano, em 20 de janeiro, afirmou hoje o ministro de Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

EFE |

Medvedev e Obama acertaram o encontro durante uma conversa por telefone em novembro, após a eleição do novo líder dos EUA, lembrou Lavrov ao se reunir em Moscou com Richard Lugar, vice-presidente do Comitê de Exteriores do Senado americano.

O ministro russo admitiu que as relações entre Moscou e Washington passam por um período de esfriamento devido às "divergências" existentes, mas expressou a disposição do Kremlin de resolver os problemas e avançar no diálogo.

"Procuraremos superar as divergências. A Rússia está disposta a isso, e espera que a nova Administração dos EUA esteja aberta para estudar quaisquer problemas e buscar soluções mutuamente aceitáveis", ressaltou Lavrov, segundo a agência "Interfax".

O principal empecilho nas relações entre Moscou e Washington são os planos dos EUA de desdobrar elementos de seu escudo antimísseis na Polônia e na República Tcheca, o que a Rússia vê como uma ameaça direta para sua segurança nacional.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, insistiu recentemente em que os elementos estratégicos do escudo que os Estados Unidos planejam instalar na Europa do Leste são dirigidos contra a Rússia.

"Esse projeto é dirigido contra o potencial estratégico da Rússia. E nós não podemos mais responder", assegurou Putin.

Além disso, ressaltou que se Washington desistir de desdobrar seu escudo na Europa, Moscou renunciará aos planos de posicionar foguetes táticos Iskander no enclave báltico de Kaliningrado. EFE se/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG